A queixa de mamas grandes e pesadas é recorrente no consultório. Algumas pacientes referem que, ainda na adolescência, as mamas cresceram além do que gostariam enquanto outras pacientes relatam um aumento importante após a gestação ou mesmo após ganho de peso.
O relato de dores nos ombros e na coluna por conta da postura inadequada e a dificuldade para usar alguns tipos de roupas fazem muitas mulheres optarem pela redução das mamas. Enquanto umas estão em busca de uma redução discreta e ajuste do caimento, outras querem mamas bem pequenas que trarão uma mudança mais impactante no seu dia-a-dia.
A consulta é muito importante para avaliar o desejo das pacientes e alinhar as expectativas com o planejamento cirúrgico.
São muitas as técnicas possíveis, desde a clássica cirurgia com cicatriz em “T invertido” ou em âncora até cicatrizes mais econômicas a depender da anatomia e do resultado esperado. Nessa cirurgia também adequamos o tamanho das areolas para que fiquem proporcionais e é possível tratar também a gordura pré axilar (aquela próxima às axilas que marca acima do sutiã).