Reconstrução de Mama Pós Mastectomia

Após a retirada parcial ou total da mama, a reconstrução é feita pelo cirurgião plástico que irá avaliar junto com a paciente como contornar os efeitos da mastectomia para que o resultado estético seja o melhor possível.

Os casos são muito individualizados e para a o planejamento leva-se em consideração a condição clínica da paciente, a expectativa da paciente em relação a aparência das mamas após um período árduo de tratamento, as cicatrizes, a quantidade do tecido remanescente – tanto de glândula mamária quando de pele e a simetrização com a mama contralateral.

São diversas as técnicas de reconstrução mamária, desde a utilização dos tecidos locais da própria mama quanto o uso de retalhos de tecidos mais distantes – como dorso, abdome que podem estar associados com próteses, expansores de tecido ou enxertos de gordura.

O importante desse tratamento é respeitar essa paciente, uma mulher que saiu de um período de desgaste e fragilidade de um tratamento oncológico e que agora está recuperando sua força e reforçando sua feminilidade. É sempre um prazer atender essas pacientes e a Dra. Isadora Morone tem um carinho especial na condução desses casos.

Compartilhe