Cirurgia do contorno corporal | Pós Cirurgia Bariátrica

Conforme dito no tópico sobre lipoaspiração e lipoescultura, nós cirurgiões plásticos trabalhamos a forma e na cirurgia do contorno corporal esse conceito se torna bem evidente. Nos pacientes com perda ponderal importante, seja por mudanças do hábito de vida ou após cirurgia bariátrica, notamos flacidez de pele e por vezes, acúmulos de gordura remanescentes em algumas regiões.

Assim, esses pacientes merecem um olhar que busque a harmonia do todo e uma sequência de procedimentos que resulte no ganho de autoestima que eles buscam.

Em geral, as mudanças são por queixas mais funcionais do que estéticas, pois excedentes de pele podem prejudicar as atividades do dia-a-dia, além de propiciar doenças cutâneas em regiões de dobras. Isso ocorre porque nas dobras se acumula umidade e ocorre proliferação de microorganismos. Então, ressecar a pele em excesso acaba com esses problemas e permite que o paciente leve uma vida mais confortável. 

Além disso, os pacientes referem uma relação mais satisfatória com o corpo e se sentem mais à vontade com roupas e acessórios que antes não se permitiam usar.

Essa mudança de postura gera benefícios emocionais e sociais imensuráveis. Dentre as cirurgias mais realizadas nesse contexto estão: mamoplastia com ou sem colocação de prótese, abdominoplastia (tradicional, circunferencial e em âncora), braquioplastia (em braços), cruroplastia (em coxas) e torsoplastia (em dorso).

A indicação delas depende de uma avaliação individualizada, pois cada paciente apresenta seu próprio padrão de flacidez e necessidades diferentes.

Compartilhe
×