Cirurgia Íntima Feminina

As cirurgias íntimas femininas são aquelas realizadas para correção de alguma desproporção na região pubiana e na genitália da mulher. As mais comumente realizadas são: Ninfoplastia (redução de tamanho dos pequenos lábios da vulva), redução do monte de vênus (púbis) e enxerto de grandes lábios da vulva.

Muitas vezes, as queixas têm âmbito estético e as mulheres notam alterações em relação à anatomia da região em relação a outras mulheres ou notam mudanças que surgem com o envelhecimento.

Porém, também pode ser indicada para casos em que a paciente sinta desconfortos na relação sexual, no uso de algumas roupas ou na prática de atividades físicas. É comum a queixa de dor local ao andar de bicicleta ou a cavalo no caso de pequenos lábios redundantes.

Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a cirurgia íntima é a gama de procedimentos que mais cresce na procura pelas brasileiras. Entre os anos de 2014 e 2018, a procura por esse procedimento aumentou 25% – só em 2015, cerca de 12.870 mulheres no país foram submetidas à ninfoplastia.

Talvez o conhecimento do próprio corpo e a queda de tabus em relação à sexualidade da mulher tenham contribuído para essa ascensão.

Compartilhe
×